Projeto Acertar
A Agência de Regulação de Pernambuco (Arpe) consolidou o primeiro Relatório de Certificação da Metodologia Acertar. Nessa etapa, a equipe de auditoria da agência apresenta a avaliação da confiança do grupo básico de informações do SNIS (sem as notas dos Testes de Controle - CTs) para o referido prestador, finalizando o escopo do 1º ciclo proposto pelo MDR. O Projeto Acertar, executado no âmbito do Setor Água Interáguas, foi resultado da parceria entre o Ministério das Cidades e a Associação Brasileira de Agências de Regulação - ABAR, com o objetivo de aprimorar os processos de gestão das informações dos prestadores de serviços de saneamento.
A Agência de Regulação de Pernambuco (Arpe) concluiu o 2º Ciclo da Metodologia ACERTAR, tendo como produtos os Relatórios de Certificação e de Auditoria Parcial, ambos contendo a análise da Dimensão Confiança (notas das informações do grupo básico). O Relatório de Certificação está disponível para consulta pública, enquanto o Relatório de Auditoria foi encaminhado para a Compesa. A próxima etapa, o 3º Ciclo, será realizado no ano de 2023 e tratará da avaliação da Dimensão Exatidão. Além disso, será elaborado em conjunto com a prestadora de serviços um Plano de Ações contendo objetivos, metas e um cronograma de execução para mitigar as informações com baixa confiança. O objetivo é o fortalecimento dos controles internos da Compesa, concorrendo para a qualidade da informação.
A Agência de Regulação de Pernambuco (Arpe) concluiu o 3º Ciclo da Metodologia ACERTAR, tendo como produtos os Relatórios de Certificação e de Auditoria, ambos contendo a análise das Dimensões Confiança e Exatidão, e a Certificação das informações. O Relatório de Certificação está disponível para consulta pública, enquanto o Relatório de Auditoria foi encaminhado para a Compesa através do SEI. A próxima etapa, o 4º Ciclo, será realizado no ano de 2024, passando do grupo básico de indicadores para o grupo padrão. Além disso, será reforçado com a prestadora os prazos dispostos no Plano de Ações, com o objetivo de mitigar as anormalidades identificadas na auditoria das informações do ano de 2021. O objetivo é o fortalecimento dos controles internos da Compesa, concorrendo para a qualidade da informação.
A Agência de Regulação de Pernambuco (Arpe) concluiu o 5º Ciclo da Metodologia ACERTAR, tendo como produtos os Relatórios de Certificação e de Auditoria, ambos contendo a análise das Dimensões Confiança, Exatidão e Certificação das informações do grupo completo. O Relatório de Certificação está disponível para consulta pública, enquanto o Relatório de Auditoria foi encaminhado para a Compesa através do SEI. A próxima etapa, o 6º Ciclo, será realizado no ano de 2026. Além disso, será reforçado com a prestadora os prazos dispostos no Plano de Ações, com o objetivo de mitigar as anormalidades identificadas na auditoria das informações do ano de 2023. O objetivo é o fortalecimento dos controles internos da Compesa, concorrendo para a qualidade da informação.
RELATÓRIO 5º CICLO