Arpe aproxima serviços públicos da população em ação cidadã no Recife

 

Com olhar atento para o fortalecimento da cidadania e o acesso da população a serviços essenciais, a Agência de Regulação de Pernambuco marcou presença na primeira edição da ação “Ouvir e Agir: A Ouvidoria de mãos dadas com a comunidade”. A iniciativa aportou na Escola Estadual Caio Pereira, localizada no bairro de Casa Amarela, no Recife.

Mais do que participar, a Arpe leva informações, orientações e a escuta da população sobre os serviços regulados, reforçando seu papel de ponte entre o cidadão e o Estado. A proposta estar cada vez mais próxima das pessoas, ouvindo de perto suas necessidades e garantindo que a voz da sociedade se transforme em melhorias concretas.

Durante a ação, a comunidade teve acesso gratuito a um mutirão diversificado de serviços, que incluiu também a emissão de documentos, atendimentos de saúde, assistência social e apoio jurídico. Também houve espaço para orientações da ouvidoria, além de serviços complementares oferecidos por parceiros, como cuidados pessoais e plantão psicológico.

Para a analista de regulação da Ouvidoria da Arpe, Sandra Rocha, o encontro foi um momento de escuta ativa e transformação social. “Quando a população percebe que pode ser ouvida e que suas demandas encontram caminhos para respostas, o vínculo com os serviços públicos se fortalece. A Arpe tem esse compromisso: ouvir, acolher e transformar em melhorias para a vida das pessoas”, destacou.

A programação conjunta foi capitaneada pela Ouvidoria-Geral do Estado de Pernambuco (OGE), vinculada à Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE), assim como o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). Com esse formato integrado, a ação não apenas aproxima instituições da comunidade, mas reforça o compromisso da Arpe em garantir acesso a serviços públicos de qualidade, com inclusão e cidadania no centro de sua atuação.


Article image