Manutenção no Sistema Pirapama vai suspender abastecimento de água em mais de 60 bairros da Região Metropolitana
Arpe acompanha operação para garantir eficiência e transparência
A partir das 20h desta terça-feira (22), o abastecimento de água será temporariamente suspenso em 44 bairros do Recife, 16 de Jaboatão dos Guararapes e praticamente toda a cidade do Cabo de Santo Agostinho — com exceção de quatro localidades. A interrupção, que afetará cerca de 2 milhões de pessoas, acontece em função de uma complexa operação de manutenção no Sistema Produtor Pirapama, o maior do estado de Pernambuco. A Arpe acompanha operação para garantir eficiência e transparência.
Com 15 anos de operação, o Pirapama é responsável por atender cerca de 35% da população da Região Metropolitana do Recife (RMR), desempenhando um papel estratégico no abastecimento hídrico da capital e de cidades vizinhas. Esta será a primeira grande intervenção técnica no sistema desde a sua inauguração, e tem como objetivo principal ampliar sua eficiência operacional, modernizar a infraestrutura e recuperar um volume estimado em 200 litros de água por segundo, o equivalente ao abastecimento de uma cidade de médio porte.
De acordo com a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), os trabalhos de manutenção terão início efetivo na manhã da quarta-feira (23) e devem ser concluídos até as 20h da quinta (24). No entanto, será necessário um prazo adicional de até 12 horas para que o sistema volte a operar plenamente, o que coloca a previsão de normalização do fornecimento de água para a manhã da sexta-feira (25), por volta das 8h.
Em caso de dúvidas, a população pode procurar a Compesa ou acionar a Arpe, pelo
📞 0800.281.3844, dispondo ainda dos nossos canais digitais.
Atuação da Arpe: supervisão regulatória e compromisso com a população
A Agência de Regulação de Pernambuco (Arpe) acompanha de forma rigorosa todo o processo de intervenção no Sistema Pirapama, atuando como órgão fiscalizador e garantindo que os serviços prestados respeitem os padrões de qualidade, segurança e eficiência. A Arpe tem papel fundamental na mediação entre a concessionária e a população, monitorando prazos, impactos e o diálogo com os consumidores afetados pela paralisação.
Com foco na proteção dos direitos dos usuários e na busca por soluções sustentáveis para o saneamento básico, a Arpe reforça a importância de manutenções preventivas como esta para evitar falhas futuras no abastecimento. A agência também está atenta à necessidade de medidas mitigadoras e à comunicação clara à população sobre as áreas impactadas.
A operação de manutenção no Pirapama é considerada estratégica para o futuro do abastecimento hídrico na RMR e representa um esforço conjunto entre a Compesa e os órgãos reguladores para garantir água de qualidade e de forma contínua aos pernambucanos.
⇒ Clique aqui e confira o calendário de abastecimento, específico da sua comunidade
⇒ Clique aqui e confira o esquema da operação no Instagram da Arpe
Quais bairros serão afetados?
Confira a lista de localidades, por cidade, que ficarão sem água:
RECIFE:
Afogados
Aflitos
Areias
Bairro do Recife
Barro
Boa Viagem
Bongi
Brasília Teimosa
Cabanga
Caçote
Coelhos
Cordeiro (parcial)
Curado
Derby
Espinheiro
Estância
Encruzilhada (parcial)
Graças
Ibura
Imbiribeira
Ilha do Leite
Ipsep
Jardim Guararapes
Jardim Jordão
Jardim São Paulo
Jiquiá
Joana Bezerra
Jordão
Madalena
Mangueira
Mustardinha
Paissandu
Pina
Prado
San Martin
Sancho
Santo Amaro
Santo Antônio
São José
Setúbal
Soledade
Tejipió
Torre
Zumbi
JABOATÃO DOS GUARARAPES:
Barra de Jangada
Cajueiro Seco
Candeias
Comportas
Curcurana
Jardim Jordão
Jardim Guararapes
Jardim Prazeres
Lagoa das Garças
Marcos Freire
Massangana
Massaranduba
Muribeca
Piedade
Prazeres
Sotave
Tieta
UR-11
CABO DE SANTO AGOSTINHO:
Todo o município, exceto as localidades de Charneca, Novo Horizonte, Rosário e Gaibu (abastecidas por outro sistema).