Agência de Regulação de Pernambuco marca presença no Seminário Internacional de Resíduos Sólidos

A Agência de Regulação de Pernambuco participa, nesta quarta-feira (15) e quinta-feira (16), da segunda edição do Seminário Internacional de Resíduos Sólidos, realizado em São Paulo. O encontro reúne especialistas, gestores públicos e líderes de diversas entidades para discutir os desafios e avanços relacionados à gestão do lixo no Brasil e no mundo. Representando a Arpe, marcam presença o diretor-presidente, Carlos Porto Filho; a diretora Técnico Operacional, Roberta Machado; e a chefe de gabinete, Micheline Neves. A agenda é uma oportunidade para troca de experiências e soluções para este tema de crescente importância para o estado.

A participação da Arpe é destacada pela sua atuação na regulação e fiscalização dos serviços públicos, com carta de serviços em processe de expansão. As políticas públicas e regulamentações necessárias para garantir uma gestão eficiente e sustentável dos resíduos sólidos em Pernambuco estão no alvo da autarquia. “A regulação do setor de resíduos sólidos é fundamental para garantir que as soluções adotadas não só atendam à legislação, mas também sejam eficientes e ambientalmente responsáveis”, destacou Carlos Porto.

Durante o seminário, dirigido pela Agência Reguladora de Serviços Públicos do Município de São Paulo – SP Regula, especialistas têm apresentado cases exitosos, em diferentes áreas, discutindo novas tecnologias, modelos de negócios e políticas públicas que têm contribuído para a redução da geração de resíduos e o aumento da reciclagem. Pernambuco, como muitos estados brasileiros, lida com a complexa tarefa de gerir grandes volumes de resíduos. A crescente urbanização e industrialização resultam em um aumento contínuo na quantidade de lixo produzido, o que exige práticas inovadoras para garantir a destinação correta e reduzir o impacto ambiental.

O LIXO EM NÚMEROS
Segundo o Panorama de Resíduos Sólidos no Brasil, publicado em 2023, estima-se que o brasileiro tenha gerado uma média de 1,04 kg de resíduos sólidos urbanos (RSU) por dia em um ano. Aplicando esse valor à população brasileira, a projeção é de que aproximadamente 77,1 milhões de toneladas foram lançadas no país. Isso corresponde a mais de 211 mil toneladas de resíduos por dia, ou cerca de 380 kg/habitante/ano.

 


Marcílio Albuquerque


Article image