Presidente da Arpe, Carlos Porto Filho, recebe Felipe Valença e equipe técnica da Copergás para apresentação de agenda de trabalho
O presidente da Agência de Regulação de Pernambuco (Arpe), Carlos Porto Filho, recebeu, nesta sexta-feira (1º), o diretor-presidente da Companhia Pernambucana de Gás (Copergás), Felipe Valença. O encontro, na sede do órgão, localizado no bairro dos Aflitos, na Zona Norte do Recife, também contou com a presença da nova equipe administrativo financeira da empresa. A agenda assinalou a apresentação de tópicos do cronograma do ano projetado pela concessionária, incluindo as ações estratégicas já em execução.
Entre os pontos elencados está o desenvolvimento econômico regional, com a garantia da oferta de gás para regiões do estado consideradas estratégicas, focando na interiorização. “Este espaço de diálogo é de extrema relevância, possibilitando um melhor entendimento do trabalho desempenhado, focado sempre no benefício dos usuários e de toda a população. A Arpe segue com sua atuação dinâmica, dentro do papel de zelar, sistematicamente, pela qualidade dos serviços públicos delegados pelo Estado”, destacou Carlos Porto Filho.
A reunião tratou, ainda, sobre as intervenções para o adensamento do gás natural em Pernambuco, com a expansão da infraestrutura e ampliação de contratos, a exemplo de municípios como Araripina, Petrolina e Garanhuns. Na esteira também está o incentivo à mobilidade urbana, com a inserção da energia limpa em veículos leves, assim como em ônibus e caminhões. “Nossa busca constante é por alternativas para o crescimento e expansão, atenuando impactos e participando ativamente no desenvolvimento do nosso estado. Este canal de interação com Arpe é de extrema importância, trazendo clareza e entendimento do nosso trabalho”, explicou Felipe Valença.
Ele lembrou o recente aporte de investimentos do Governo de Pernambuco na região do Sertão do Araripe, permitindo a chegada da rede da Copergás para o polo gesseiro. A produção, que inclui também cidades como Trindade, Ipubi Ouricuri e Bodocó, somando cerca de 260 mil habitantes, é responsável pelo abastecimento de mais 80% de toda a demanda do país. Também participaram do encontro, representando a agência, a diretora Administrativo Financeiro, Lara Pinheiro; a ouvidora, Roberta Brito; o coordenador de Energia Elétrica e Gás Canalizado, Alexandre Almeida; e o diretor de Regulação Econômico Financeira, Fred Maranhão.
Marcílio Albuquerque