Roda de Conversa: A Regulamentação sobre o Mecanismo de Conta Gráfica

Na manhã da quarta-feira (08/06), aconteceu no auditório da Arpe, uma Roda de Conversa com o tema: A Regulamentação sobre o Mecanismo de Conta Gráfica a ser aplicado às tarifas dos serviços de distribuição de gás canalizado, prestado pela Companhia Pernambucana de Gás - Copergás.

Estavam presentes o diretor-presidente Severino Otávio, o diretor de Regulação Econômico-Financeira, Fred Maranhão, que a pedido do diretor-presidente, fez uma breve introdução sobre o assunto a ser apresentado e deu boas vindas aos servidores presentes.

A apresentação do mecanismo, foi mediada por Amanda Farias da Coordenadoria de Tarifas, como debatedores da conversa, a coordenadora de Tarifas, Ângela Freitas, o coordenador de Gás e Transporte (em exercício), Enildo Silva e Claudio Córdula, da Coordenadoria Jurídica.

“O mecanismo de Conta Gráfica tem como objetivo promover o equilíbrio do custo do gás incorrido pela Concessionária (preço de venda do gás, os encargos adicionais de transporte e as penalidades), com o custo do gás faturado pela Concessionária ao Mercado Cativo. Nesse sentido, o saldo apurado pela Conta Gráfica, seja positivo ou negativo, será incluído na tarifa de distribuição do gás canalizado como mecanismo de ajuste para garantir o adequado repasse do custo do gás”. Explica Amanda.

Na ocasião os servidores da Arpe, com uma intensa participação fizeram perguntas e tiraram as dúvidas sobre O MECANISMO DE CONTA GRÁFICA instituído pela Lei nº 17.641, de 5 de janeiro de 2022, aplicável às tarifas dos serviços de distribuição de gás canalizado no Estado de Pernambuco.