Arpe participa de Encontro Nacional dos Ouvidores do Setor Elétrico, em Natal
A ouvidora da Agência de Regulação de Pernambuco (Arpe) Paula Lima, participou de 18 a 20/05, em Natal (RN), do XIX Encontro Nacional dos \ouvidores do Setor Elétrico (Enose) e IV Prêmio Aneel de Ouvidoria, promovidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O objetivo foi a troca de experiências e a discussão de temas de interesse entre os profissionais que trabalham nessa atividade tanto nas distribuidoras quanto nas ouvidorias estaduais conveniadas.
De acordo com os organizadores, o evento ofereceu oportunidades para o nivelamento dos conceitos e dos conhecimentos das melhores práticas de ouvidoria nos serviços públicos. A abertura do evento foi feita com a entrega do Prêmio Aneel de Ouvidoria, criado com o objetivo de incentivar a melhoria contínua do tratamento de reclamações pelas distribuidoras, destacando as ouvidorias que trataram de maneira adequada as manifestações dos seus consumidores e contribuíram para o fortalecimento das ouvidorias como um agente de mudança e aperfeiçoamento de processos dentro das distribuidoras. O evento contou com palestrantes nacionais que levaram de forma dinâmica conteúdos de suma importância para o melhor desempenho das atividades de Ouvidoria.
O prêmio Aneel de Ouvidoria é exclusivo para os departamentos de Ouvidoria das Distribuidoras. É dividido em três categorias: Distribuidora de porte menor que 100 mil usuários; Ouvidoria da Distribuidora de médio porte; e Ouvidoria da Distribuidora de grande porte. A Ouvidoria da AGR foi convidada a fazer a entrega do prêmio à Ouvidoria da Distribuidora de médio porte, na cerimônia da noite de quarta-feira (18). Para Paula ouvidora da Arpe, foi extremamente importante, "O encontro possibilitou uma relação de troca entre os ouvidores do setor elétrico e das agências, garantido rever processos para o melhor atendimento ao usuário". afirmou.
A fiscalização da geração e da distribuição de energia elétrica em Pernambuco é descentraliza pela Aneel, via convênio assinado com o Governo do Estado, e executada pela Arpe sob a forma de Contratos de Metas anuais. A Arpe atua no setor de energia elétrica pelas atividades dos órgãos da Ouvidoria e da Superintendência de Energia Elétrica. Na Ouvidoria acontecem as mediações dos conflitos entre os consumidores e a Concessionária estadual (Celpe), enquanto a Superintendência de Energia Elétrica fiscaliza os serviços prestados pela Celpe e as condições das usinas geradoras de energia elétrica, delegadas pela Aneel, sediadas em Pernambuco.

Ouvidores das Agências de Regulação

Diretor Executivo de Regulação e Articulação Institucional e Ouvidor da ARPB - Marcos Barreto, Ouvidora da Arpe, Paula Lima,
Superintendente de Mediação Administrativa, Ouvidoria Setorial e Participação pública - SMA/ANEEL, André Rueli e a Assessora Técnica da ARPB, Telma Martins.
Rdrigo Leite, autor do livro O Poder da Escutatória
Kiki Kislansky, palestrante com o tema: O Poder do Propósito