28° C

Agência de Regulação
de Pernambuco

Coordenadorias

Energia

Energia

Coordenadorias

Sobre a Coordenadoria de Energia Elétrica


Pelo Convênio de Cooperação n° 010/2008 entre a Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL, órgão regulador e fiscalizador do setor elétrico nacional, e a ARPE, assinado em 23 de dezembro de 2008, a ARPE recebeu a delegação para fiscalizar os serviços de distribuição e geração de energia elétrica no estado de Pernambuco.

A ARPE atua no setor de energia elétrica pelas atividades dos órgãos da Ouvidoria e da Superintendência de Energia Elétrica. Na Ouvidoria acontecem as mediações dos conflitos entre os consumidores e a Concessionária estadual (Celpe), enquanto a Superintendência de Energia Elétrica fiscaliza os serviços prestados pela Celpe e as condições das usinas geradoras de energia elétrica, delegadas pela Aneel, sediadas em Pernambuco.

 

Contrato de Metas


Contrato de Metas que entre si celebram a Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel e a Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Estado de Pernambuco – Arpe, com o objetivo de autorizar a execução das atividades descentralizadas para operacionalização da gestão associada de Serviços Públicos. 

 

CONSUMIDOR                 

Como fazer uma reclamação sobre energia elétrica:

Para reclamações e sugestões acerca dos serviços prestados, o consumidor de energia elétrica deve procurar primeiramente a Celpe para registrar sua solicitação.

Somente caso a concessionária não solucione o problema ou apresente uma solução que não satisfaça o consumidor, ele deve entrar em contato com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), por meio do telefone de discagem gratuita 144. Caberá a Aneel avaliar a solicitação e dar uma resposta ao consumidor.

 

Como utilizar melhor a sua energia:

  1. Não forre as prateleiras da geladeira, isso consome mais energia;
  2. Mantenha a borracha de vedação em boas condições;
  3. Não abra a geladeira sem necessidade;
  4. Evite guardar alimentos ou líquidos quentes na geladeira;
  5. Evite banhos quentes demorados;
  6. Utilize a posição “inverno” somente nos dias frios, pois a chave na posição “verão” gasta até 40% menos energia;
  7. Evite o hábito de dormir com a televisão ligada;
  8. Evite acender lâmpada durante o dia;
  9. Prefira lâmpadas fluorescentes, pois são mais econômicas e iluminam mais;
  10. Apague a luz ao sair de um ambiente;

 

Conselho de Consumidores:

É ainda atribuição de a Arpe apoiar e participar das atividades do Conselho de Consumidores de Energia Elétrica no Estado de PE, que tem uma representatividade bastante diversificada.