Monopólio Natural e Custos de transação no transporte via gasoduto foi tema da palestra para as equipes de Gás, Transportes e Tarifas da Arpe

Na manhã desta quinta-feira (03/11), foi realizada no auditório da Arpe, por videoconferência uma palestra para as equipes das Coordenadorias de Gás, Transportes e Rodovias e Tarifas e Estudos Econômicos Financeiros. O tema intitulado "Monopólio Natural e Custos de transação no transporte via gasoduto: oportunidades e desafios com a Lei 14.134/2021", conduzido por Alexandre Gustavo Teixeira Moraes, mestre em Economia pela Universidade Federal da Bahia, consultor e professor em Economia e Finanças.

O evento, que teve a duração de uma hora e vinte minutos, abordou diversos assuntos, entre eles:

• Custos de transação e Regulação de Mercados;
  • Algumas experiências internacionais na regulação do transporte de gás natural;
  • Evolução da regulação do transporte de gás natural no Brasil pós Lei 9478/1997,
  • O papel estratégico do transporte de gás natural para o desenvolvimento do novo mercado de gás e a Lei 14.134/2021.