28° C

Agência de Regulação
de Pernambuco

Notícias

11ª Reunião Extraordinária do Conselho Superior de Transporte Metropolitano CSTM

11ª Reunião Extraordinária do Conselho Superior de Transporte Metropolitano CSTM

Notícias

Na manhã desta terça-feira (25/10), foi realizada a 11ª Reunião Extraordinária do Conselho Superior de Transporte Metropolitano CSTM, por videoconferência, pela Plataforma Google Meet e sob a condução da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEDUH). O evento, que teve a duração de um hora e vinte minutos, registrou a presença de mais 30 participantes incluindo quinze conselheiros, foi formalmente aberto pelo secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Tomé Franca e teve a condução processual dos trabalhos feita pelo secretário executivo do CSTM, Roberto Campos.

Pela Agência de Regulação de Pernambuco (ARPE), e representando por delegação o seu diretor-presidente Severino Otávio, participou da referida reunião o titular da Diretoria de Regulação Econômico-Financeira, Fred Maranhão. A pauta da reunião referiu-se exclusivamente, à suspensão da cobrança da tarifa aos usuários do Serviço de Transporte Público de Passageiros Coletivos da Região Metropolitana do Recife (STTP/RMR), incluindo o Sistema Bus Rapid Trânsit (BRT), no dia da eleição.

Para uma melhor compreensão foi feita, pelo diretor do CTM, André Melibeu, uma apresentação intitulada “Proposta de Gratuidade no Transporte Público - 30/10/2022” durante a qual foi explicitado que o Estado subsidiaria para as Empresas do Sistema os custos despendidos com aplicação da medida.

Após intensa abordagem sobre o assunto exclusivo da pauta, a maioria dos Conselheiros se posicionou favorável a gratuidade no dia da eleição com exceção do representante do METROREC que, alegando inexistência de legislação que desse amparo ao assunto, se posicionou contrariamente à ideia. Completamente foi também aprovada a sugestão da colocação de Linhas Radiais Adicionais nas mesmas configurações utilizadas quando das ocorrências de paralisação do Metrô da Região Metropolitana do Recife.

Após a abordagem do assunto pautado foi aprovada por unanimidade a Ata da 38ª Reunião Ordinária. Em sequência o secretário Tomé Franca, comentando que em breve sairia o agendamento e a convocação para a 39ª Reunião Ordinária, agradeceu a participação dos presentes e deu por encerrada esta 11ª Reunião Extraordinária do CSTM.