28° C

Agência de Regulação
de Pernambuco

Notícias

RODA DE CONVERSA - Indicadores na Regulação: Aplicação e Perspectivas na Arpe

RODA DE CONVERSA - Indicadores na Regulação: Aplicação e Perspectivas na Arpe

Notícias

Na manhã da terça-feira (27/09/22), aconteceu no auditório da Arpe, uma Roda de Conversa com o tema: Indicadores na Regulação: Aplicação e Perspectivas na Arpe.

Estavam presentes o diretor-presidente Severino Otávio, o diretor de Regulação Econômico-Financeira, Fred Maranhão, a diretora de Regulação Técnico-Operacional, Juliana Medicis, além dos servidores da agência.

As apresentações foram mediadas pela coordenadora de Tarifas, Ângela Freitas, e teve início com a analista de regulação, Márcia Seabra da Coordenadoria de Tarifas,  apresentando os indicadores, objetivos, e desenvolvimento para alcançar a meta de universalização dos serviços de saneamento básico.

Logo em seguida, Alexandre Almeida e Adriano Santana, da Coordenadoria de Energia, trouxeram os indicadores que são acompanhados na área da Distribuição de Energia. Ao todo são cerca de 96 indicadores distribuídos entre 9 temas (Continuidade, Faturamento, Ligação Com e Sem obra, Religação, Ressarcimento de Danos, Estrutura de Atendimento, Geração Distribuída e Apuração dos Indicadores de Continuidade). Os Indicadores são utilizados para mensurar as Reclamações e os Temas Regulados e apresentam índices Técnicos e de Proporção, trazendo dimensão para todos os temas fiscalizados. Diferente do saneamento que precisa ser universalizado a energia já é universalizado no país, por exemplo, em Pernambuco a universalização correu em 2008.

  

TEMAS                         QUANTIDADE DE INDICADORES          OBS

 

Continuidade                                       30

Faturamento                                         7

Ligação com obra                                 7

Ligação sem obra                                 9

Religação                                              9

Ressarcimento de Danos Elétricos       7

Estrutura de Atendimento                     7

Geração Distribuída                              9

Apuração dos Indicadores de               7

Continuidade                                   

Total                                                     92

Tipos de indicadores:

  • Indicadores de Reclamações
  • Indicadores Regulados
  • Indicadores de Proporção
  • Indicadores Técnicos
  • Índices

A terceira apresentação foi com Enildo Silva e Argemiro Rivas, da Coordenadoria de Gás, trouxeram as metas alcançadas através dos indicadores, apresentado em gráficos com dados do desenvolvimento do trabalho feito neste ano. O impacto esperado, com regularidade nos relatórios zerando as pendências, e fazendo acompanhamento junto a Copergás.

A penúltima apresentação foi de Rodrigo Melo, da Coordenadoria de Saneamento, com o tema: Uso de indicadores de desempenho para Avaliação da Qualidade da Água Tratada no Estado de Pernambuco.

E para encerrar as apresentações, Leticia Araújo e Rafael Luz da Coordenadoria de Atividades não Exclusivas do Estado, falou sobre como os indicadores são usados na fiscalização das instituições sociais.

Na ocasião os servidores da Arpe, com uma intensa participação fizeram perguntas e tiraram as dúvidas sobre os temas abordados, dando destaque ao melhoramento para o desenvolvimento do trabalho de fiscalização.

 

Indicadores na Regulação: Aplicação e Perspectivas na Arpe (Márcia Seabra)