Expo ABAR une reguladores para troca de ideias, experiências e network

Expo ABAR une reguladores para troca de ideias, experiências e network

Foto: ABAR/Divulgação

6ª Expo ABAR, evento simultâneo ao XII Congresso Brasileiro de Regulação, valeu como oportunidade para 18 expositores participarem pela primeira vez, desde o início da pandemia, de um evento com público. Durante três dias, os mais de 800 presentes ao Convention Center do Rafain Palace Hotel, em Foz do Iguaçu (PR), tiveram a chance de passear entre estandes, trocar cartões de visitas e encontrar ou reencontrar colegas de trabalho com quem só mantinham contato por meio de chamadas telefônicas, de vídeo ou em webinars.

A exposição, que nesta sexta edição colocou juntos 13 estandes, mantém a proposta original, da época da sua primeira realização, em 2011, em Brasília. A Arpe (Agência de Regulação de Pernambuco) esteve presente mais uma vez na Expo ABAR, com um estande bastante representativo da cultura pernambucana. Foi apresentando aos congressistas e visitantes todas as informações com dados referentes aos serviços de energia elétrica, água e esgoto e gás natural canalizado. Uma excelente troca de experiências sobre a regulação dos serviços de infraestrutura no Brasil.

ENARMIS TEM ESTANDE COLETIVO

Um estande no grande salão do centro de convenções da Expo reuniu as representações de seis agências participantes do Enarmis (Encontro Nacional das Agências Reguladoras Municipais e Intermunicipais de Saneamento). Agesan-RS, Agir-SC, Aris-SC, Ares-PCJ, Arisb-MG e Ageman assumiram os custos em conjunto para terem espaço reservado, um lugar para poderem expor as suas marcas e servir como referência aos seus respectivos reguladores, além de mais de 800 congressistas que viajaram até o ponto extremo do oeste do Paraná, bem nas fronteiras com a Argentina e o Paraguai. O espaço coletivo serve para bate-papos, troca de experiências e troca de informações, enfim, o tal network.

VISITA VIRTUAL À HIDRELÉTRICA DE ITAIPU

Também foi muito disputado o simulador instalado no estande da Itaipu Binacional, uma das patrocinadoras do evento, que possibilitou aos participantes da feira de exposições uma visita, por meio de realidade virtual, à Usina Hidrelétrica de Itaipu. “Foi uma ideia maravilhosa e inesquecível proporcionado pelo Congresso ABAR”, comentou a assessora da presidência da Arpe, Silvia Melo.

A realização da 6ª Expo ABAR e do XII Congresso ABAR, ante o contexto extraordinário da pandemia, se mostrou um desafio, que demandou determinação e até ousadia. O diretor-presidente da Arpe, Severino Otávio, elogiou bastante a organização e falou da importância do Congresso para as Agências. “É de extrema importância essa troca de informações e de experiências para todas as agências reguladoras, cada vez que acontece um evento como este, damos um salto qualitativo na regulação”.  Para o diretor de Regulação Econômico-Financeira da Arpe, Fred Maranhão, “O Congresso da ABAR iniciou, formalmente, a consolidação da retomada para o Novo Normal. A participação da Arpe, sinalizou, com clareza, o caminho neste sentido”.

O secretário executivo-financeiro da ABAR, Silvio Diniz, confirma as próximas edições da Expo e do Congresso para 2023 e prevê que, em reunião no primeiro semestre do ano que vem, os dirigentes da ABAR estejam juntos para definir qual será a próxima cidade sede.

Confira a relação de estandes na 6a. Expo ABAR

• ABAR