XII Congresso Brasileiro de Regulação e 6a. Expo ABAR

Na manhã da sexta-feira (12/11), o analista de Regulação da Arpe, Myron Palhano, apresentou no XII Congresso Brasileiro de Regulação e 6a. Expo ABAR, promovido pela Associação Brasileira de Agências de Regulação, em Foz do Iguaçu, um trabalho com o tema “Divulgação de Informações Socioambientais nos websites das Agências Reguladoras Associadas à ABAR”.

O estudo tem como objetivo tem como objetivo medir o nível de divulgação de informação socioambiental das agências reguladoras associadas a ABAR nos seus websites institucionais. Quanto à metodologia, trata-se de um estudo exploratório e descritivo, desenvolvido através de uma pesquisa documental de caráter quantitativo em uma amostra de 65 agências. Os resultados evidenciam que nível o Índice de Divulgação de Informações Socioambientais (IDIA) das agências estaduais, municipais e intermunicipais é baixo e precisa ser aprimorado, principalmente em relação à adoção de práticas internas de reuso de água, uso racional de energia e adoção de políticas de compras sustentáveis.

Conclui-se de modo geral que a baixa evidenciação voluntária de informações socioambientais, além de contrariar as diretrizes do Programa AP3, é prejudicial à imagem do órgão público, pois pode revelar despreocupação com a sustentabilidade, com os impactos ambientais e, por consequência, a com redução dos gastos públicos. Neste panorama, aumentar a utilização dos websites institucionais pode contribuir para aprimorar estes resultados, considerando que trata-se de um canal de comunicação de baixo custo, com grande potencial para difusão de informações à diferentes tipos de usuários (stakeholders) e que vem crescendo exponencialmente, especialmente após o surgimento da pandemia.

SERVIÇO

• XII Congresso Brasileiro de Regulação e 6ª Expo ABAR – “O papel da regulação e o desenvolvimento sustentável do Brasil”

• Data: 10, 11 e 12 de novembro de 2021

• Local: Rafain Palace Hotel & Convention Center, Foz do Iguaçu (PR)