Setor elétrico debate modernização e abertura de mercado no Congresso

Primeiro painel realizado no evento, que começou hoje (10/11) e acontece até a sexta-feira, 12, em Foz do Iguaçu (PR), mostra que desafios da escassez foram superados e que prioridade é o planejamento para ampliar capacidade de geração e reduzir custos operacionais.

Para o setor elétrico brasileiro, os últimos anos trouxeram imensos desafios estruturais que impactaram a disponibilidade e o custo de energia aos consumidores, em especial os efeitos da pandemia e a crise hídrica de 2021. Mas uma série de ações emergenciais, e um contexto de novas leis e oportunidades de mercado, mostram que aos poucos o setor começa a retomar a normalidade e planejar o futuro, afirma o diretor geral da ANEEL, André Pepitone, durante painel no XII Congresso Brasileiro de Regulação e 6a. Expo ABAR, promovido pela ABAR (Associação Brasileira de Agências de Regulação) de 10 a 12 de novembro, em Foz do Iguaçu (PR).

Pela Arpe estavam presentes, o diretor-presidente, Severino Otávio, o diretor de Regulação Econômico-Financeira, Fred Maranhão, a ouvidora, Paula Lima, e toda equipe da Coordenadoria de Energia Elétrica da Arpe.

SERVIÇO

• XII Congresso Brasileiro de Regulação e 6ª Expo ABAR – “O papel da regulação e o desenvolvimento sustentável do Brasil”

• Data: 10, 11 e 12 de novembro de 2021

• Local: Rafain Palace Hotel & Convention Center, Foz do Iguaçu (PR)