28° C

Agência de Regulação
de Pernambuco

Notícias

Representantes da Arpe apresentam trabalho técnico no XII Congresso Brasileiro de Regulação

Representantes da Arpe apresentam trabalho técnico no XII Congresso Brasileiro de Regulação

Notícias

XII Congresso Brasileiro de Regulação e 6a. Expo ABAR, promovido pela ABAR (Associação Brasileira de Agências de Regulação) de 10 a 12 de novembro, em Foz do Iguaçu (PR). A Arpe, se faz presente ao referido Congresso, em realização na modalidade presencial, com uma comitiva representativa e, também, bastante participativa. Tendo a frente o diretor-presidente, Severino Otávio, os diretores Fred Maranhão, que também é diretor da ABAR e Carlos Porto Filho e a ouvidora, Paula Lima. Tem presentes um número expressivo de técnicos reguladores além da apresentação de cinco trabalhos.

Nesta quarta-feira (10), os técnicos Fabiana Souza, Danilo Rudrigues e Myron Palhano, apresentaram trabalhos com temas: “Business Intelligence no Monitoramento de Fluxo de Veículos: Um caso prático e de baixo custo”, “Expansão do Gás Natural em Pernambuco por Sistema de Rede Local e seus Reflexos Tarifários” e “O Contrato de Gestão como Instrumento de Melhoria da Qualidade de Regulação: Análise da Organização Social Casa do Estudante de Pernambuco". 

O trabalho apresentado por Fabiana, da Coordenadoria de Tarifas, com o título "Business Intelligence no Monitoramento de Fluxo de Veículos: Um caso prático e de baixo custo”,  tem o objetivo de demonstrar que é possível a aplicação, de forma simples, dos conceitos de Business Intelligence para apoiar e fornecer agilidade às atividades regulatórias. Para isso, será descrita a forma como uma ferramenta de BI foi utilizada para estruturar os dados e fornecer uma visualização estratégica e interativa das informações para apoiar não só o monitoramento do tráfego, mas também associá-lo às informações dos processos tarifários do setor de rodovias.

O trabalho apresentado por Danilo Rudrigues, feito em conjunto com Amanda Farias, ambos da Coordenadoria de Tarifas, com título “Expansão do Gás Natural em Pernambuco por Sistema de Rede Local e seus Reflexos Tarifários”, teve como foco a análise dos reflexos tarifários decorrentes da implantação desse sistema, explicitando as modificações trazidas pela legislação e normativos ao método de cálculo tarifário; apresentando índices de análise de impacto tarifário e, por fim, demonstrando a aplicação dos índices em cenários hipotéticos. 

O trabalho apresentado por Myron Palhano, feito em conjunto com Cícero Ronaldo, da Coordenadoria de Atividades Não Exclusivas do Estado de Pernambuco e da Coordenadoria Jurídica, respectivamente, com título “O Contrato de Gestão como Instrumento de Melhoria da Qualidade de Regulação: Análise da Organização Social Casa do Estudante de Pernambuco". Teve como foco a análise dos Contratos de Gestão da Casa do Estudante de Pernambuco (CEP), referentes a 2018 e 2019, bem como o cumprimento de metas e a correta aplicação dos recursos públicos, com foco na melhoria da qualidade regulatória. Como resultado, por meio de um comparativo de aplicação de recursos nos dois contratos, foi possível observar que a CEP exerceu seu papel de forma eficiente, cumprindo as metas estipuladas no contrato. Conclui-se que o aprimoramento da gestão, associado a investimentos públicos e fiscalização contratual, possibilita o exercício das atividades delegadas de forma correta demonstrando sensível melhoria da qualidade regulatória.

 

 Fabiana Souza 

Danilo Rudrigues

Myron Palhano