28° C

Agência de Regulação
de Pernambuco

Notícias

Arpe tem cinco Trabalhos Técnicos selecionados para o Congresso

Arpe tem cinco Trabalhos Técnicos selecionados para o Congresso

Notícias

Com trabalhos inovadores, técnicos da Arpe (Agência de Regulação de Pernambuco) vão representar o Estado em um dos maiores e mais importantes congressos de regulação da América Latina, promovido pela ABAR (Associação Brasileira de Agências de Regulação). O evento de temática regulatória traz, em 2021, especialistas de renome internacional e expoentes das principais agências reguladoras brasileiras para debater “O papel da regulação e o desenvolvimento sustentável do Brasil”.

Na edição do XII Congresso Brasileiro de Regulação e 6° ExpoAbar, a agência reguladora pernambucana teve cinco trabalhos técnicos aprovados para apresentar no evento. Ao todo, foram 163 selecionados em todo o Brasil, e desse montante 156 serão apresentados oralmente e 7 terão formato de pôster. O evento de grande complexidade será realizado em modo presencial nos dias 10, 11 e 12 de novembro, em Foz do Iguaçu (PR).

Os trabalhos técnicos que serão apresentados no Congresso foram e estão sendo executados pela agência reguladora na área de saneamento, temas transversais, gás natural e transporte.

Os temas dos trabalhos aprovados são:  

  • O contrato de gestão como instrumento de melhoria da qualidade da regulação: analise da organização social casa do estudante de Pernambuco;
  • Expansão do gás natural em Pernambuco por sistema de rede local e seus reflexos tarifários;
  • Business intelligence no monitoramento de fluxo de veículos: um caso prático e de baixo custo;
  • Divulgação de informações socioambientais nos websites das agências reguladoras associadas a abar;
  • Modelo tarifário de esgotamento sanitário: alternativas para Pernambuco.

Todos os Trabalhos Técnicos estão relacionados ao tema central do Congresso. As categorias: Saneamento Básico e Recursos Hídricos; Saúde Pública e Vigilância Sanitária;Energia Elétrica, Eólica e Solar; Biocombustíveis e Gás Natural; Transporte (todos os modais); Recursos Minerais; Audiovisual: Telecomunicações; Temas Transversais: Aspectos Jurídicos e Institucionais da Regulação.