Inauguração da Rede Local da Copergás em Petrolina

A Copergás inaugurou em Petrolina, nesta quinta-feira (21), a nova rede de distribuição de gás canalizado que atenderá clientes industriais, residenciais e veiculares (GNV). A Arpe no exercício de suas competências disciplinou em 2020 a aprovação de projetos desta natureza por meio da Resolução Arpe no171. Além disso, aprovou o projeto de Petrolina em março de 2021 (Resolução Arpe no180).

Estavam presentes no evento, o presidente da Copergás, André Campos, os diretores da Companhia, Fabrício Bomtempo e Luciano Guimarães, diretores de outras distribuidoras estaduais de gás canalizado (Alagoas, Piauí e Bahia), parlamentares da Câmara Federal e da Assembleia Legislativa de Pernambuco, representante da prefeitura de Petrolina, e pela Agência de Regulação de Pernambuco – Arpe, a coordenadora (em exercício) de Tarifas e Estudos Econômicos Financeiros, Tatiana Toraci.

A rede local de gás natural de Petrolina terá uma extensão de 30 km, passando pela Distrito Industrial, a orla e o centro histórico, seguindo até o aeroporto Nilo Coelho. A previsão é que o primeiro posto combustível com GNV esteja funcionando no município até o final do ano.

O gás será transportado pela New Fortress Energy até Petrolina em estado líquido, em caminhões refrigerados. Ao chegar, ele é regaseificado. Em seguida, odorizado e distribuído pela Copergás por meio da rede local de gasodutos.

Garanhuns será o próximo município do Estado a receber o projeto de rede local da Copergás. A Resolução Arpe no 186, de 20 de maio de 2021, aprovou o projeto para fornecimento de gás natural que tem previsão de inauguração em dezembro deste ano.

Tatiana Toraci (Arpe) e André Campos (Copregás)

Fotos: Assessoria da Copergás

Foto: Tatiana Toraci