28° C

Agência de Regulação
de Pernambuco

Notícias

Coordenadoria de Tarifas da Arpe participa do Programa Sala de Aula Aberta

Coordenadoria de Tarifas da Arpe participa do Programa Sala de Aula Aberta

Notícias

Na última quinta-feira (07/10), foi realizado no auditório da Arpe, um evento com o objetivo de compartilhar a experiência vivenciada pela Coordenadoria de Tarifas ao participar do Programa Sala de Aula Aberta, resultado de um convênio entre a Universidade de Pernambuco (UPE) e a Agência Estadual de Tecnologia da Informação (ATI).

O Programa Sala de Aula Aberta tem o propósito de possibilitar aos órgãos públicos possuírem soluções tecnológicas para auxiliar em suas atividades e, ao mesmo tempo, proporcionar aos alunos e professores trabalharem a teoria das disciplinas em um problema real.

Por meio deste Programa foi possível desenvolver um projeto utilizando os conceitos de Mineração de Dados para auxiliar a Coordenadoria de Tarifas na atividade de Avaliação da Base de Ativos da Compesa. A aplicação foi desenvolvida por alunos do curso de Engenharia da Computação da UPE, sob a coordenação do professor Alexandre Maciel da disciplina de Mineração de Dados, a partir das orientações recebidas das analistas Fabiana Alexandria e Tatiana Toraci, ambas da Coordenadoria de Tarifas da Arpe.

Participaram do evento, além de servidores de diversos setores da Arpe, a coordenadora do Programa Sala de Aula Aberta, Mônica Bandeira; o professor Alexandre Maciel; Helder Silva e Saint-Clair Ramos, ambos da ATI; e os graduandos Vitor Felix e Alysson Soares, representando a equipe que desenvolveu a solução.