28° C

Agência de Regulação
de Pernambuco

Notícias

Diretoria reafirma: Congresso ABAR, em novembro, será presencial.

Diretoria reafirma: Congresso ABAR, em novembro, será presencial.

Notícias

Comissão organizadora avança no desenho da programação do evento e nos convites a palestrantes. ABAR pretende reunir 1.500 pessoas em Foz do Iguaçu (PR), em novembro.

A Diretoria da ABAR (Associação Brasileira de Agências de Regulação), reunida nesta terça-feira (15/6) em ambiente virtual, confirmou a realização do XII Congresso Brasileiro de Regulação e 6a. ExpoAbar em formato presencial. O evento acontecerá entre os dias 10 e 12 de novembro, na cidade de Foz do Iguaçu (PR), com a previsão de participação de cerca de 1.500 pessoas.

Durante a reunião, foi apresentado pelos organizadores do Congresso um balanço da condução dos trabalhos até o momento, além de uma avaliação do cenário de vacinação no País e no Estado do Paraná, que sediará o Congresso.

Daniela Pereira Miranda, diretora da Agepar-PR e suplente da Diretoria da ABAR, informou que as negociações para a realização do Congresso no Estado avançam com sucesso. Sílvio Diniz, secretário executivo da ABAR, fez um balanço da organização do evento até o momento, ressaltando que os diretores estão “muito imbuídos na tarefa de buscar de recursos necessários”. Outros participantes atualizaram os demais sobre a pré-programação e o andamento dos convites a palestrantes e debatedores. Pela Arpe, participou o titular da Diretoria de Regulação Econômico-Financeira, Fred Maranhão, que integra o colegiado diretor da ABAR.

Otimista quanto ao avanço da vacinação contra a covid 19 no País até novembro, Fernando Franco, presidente da ABAR, reafirmou sua expectativa em relação ao sucesso do evento: “Tenho certeza de que vamos realizar este ano um dos maiores congressos da ABAR’, disse.

CAPACITAÇÃO EM SANEAMENTO

Também foi abordada na reunião a possibilidade de a ABAR tornar-se provedora de conteúdos de capacitação para os cursos que a ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico) pretende oferecer no segundo semestre deste ano, em plataforma própria, com foco no Novo Marco Legal do Saneamento.

Responsável por editar as normas de referência para o setor no novo contexto legal, a ANA promoverá um pacote de oito cursos aos reguladores. “A conversa entre ABAR e ANA está encaminhada no sentido de que a ABAR seja responsável pelos conteúdos”, esclareceu Sílvio Diniz.

Os cursos terão um total de 180 horas de aula previamente gravadas e oferecidas aos reguladores em plataforma de Educação a Distância (EAD). No momento, de acordo com a diretora Kátia Muniz Côco (Arsp), coordenadora da Câmara Técnica de Saneamento Básico, Recursos Hídricos e Saúde (CTSan) da ABAR, está em discussão, no âmbito da CTSan, a proposta a ser encaminhada à ANA para o fornecimento dos conteúdos, bem como os critérios para a seleção dos tutores.

Fonte: ABAR 

Link: https://abar.org.br/2021/06/15/diretoria-reafirma-congresso-abar-em-novembro-sera-presencial/