Nova diretoria da ABAR realiza sua terceira reunião

O encontro virtual aconteceu na última quinta-feira (15)

Na tarde da última quinta-feira (15), a Associação Brasileira de Agências de Regulação (ABAR) realizou virtualmente a terceira reunião de sua nova diretoria recém empossada em setembro passado.

A reunião, coordenada pelo presidente Fernando Franco, com apoio operacional do secretário executivo, Sílvio Diniz foi intensamente movimentada, com aproximadamente 20 participantes e quase quatro horas de duração, teve em sua pauta, a posse do diretor geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), André Pepitone da Nóbrega na Vice-Presidência Federal da ABAR, o XII Congresso Brasileiro de Regulação e 6a Expo/ABAR - Ações Preparatórias, além de outras agendas.

No andamento dos principais assuntos o diretor geral da ANEEL, que havia, em reunião passada sido eleito vice-presidente Federal da ABAR, tomou posse no referido cargo e foi saudado pelo presidente Fernando Franco, que fez a apresentação de seu reconhecido currículo, destacando que tal fato será muito bom para a ABAR e para a Regulação Brasileira.

O novo vice-presidente, agradeceu a confiança e ressaltou a importância da ABAR, “estou muito entusiasmado para o novo desafio, tenho a certeza de que O zelo pelo diálogo assegura ao regulador a confiança dos impactados pelas decisões que tomamos.  A ABAR é a casa de diálogo e troca de experiência de melhores práticas de pessoas comprometidas com a melhor entrega possível ao povo brasileiro”, declarou.

Sobre o XII Congresso Brasileiro de Regulação e a 6a Expo/ABAR ficou consensualmente acordada a escolha do Paraná como estado anfitrião para sua realização, que virá a ocorrer em novembro de 2021.

Em sequência o presidente comentou sobre o acórdão do TCU, que convalida a representação nacional da ABAR entidade associativa no setor de regulação do país.

O presidente Fernando Franco, disse adicionalmente que a publicação deste Acórdão, sem dúvidas, só veio ao encontro do fortalecimento do ambiente de Regulação no País.

Dando seguimento foram feitas interações e trocadas ideias sobre o PL 539/2020, do Estado de São Paulo, onde ficou a convergente percepção de que o seu artigo 36 enfraquece as Agências de Regulação daquele Estado.

Como último ponto dos assuntos da agenda, empresas que trabalham com eventos e candidatas a organizar o XII Congresso Brasileiro de Regulação e a 6a Expo/ABAR apresentaram suas propostas de cobertura e o presidente da ABAR fez as considerações finais da reunião.

Participaram da reunião os integrantes de sua diretoria onde, pela Arpe, houve a presença do titular da Diretoria de Regulação Econômico-Financeira (DEF), Fred Maranhão que faz parte do Colegiado Diretor da Associação.