28° C

Agência de Regulação
de Pernambuco

Notícias

Cerimônia de posse da nova Diretoria da ABAR

Cerimônia de posse da nova Diretoria da ABAR

Notícias

Cerimônia de posse da nova Diretoria da ABAR, realizada, ontem, 02 de setembro de 2020, online, a partir das 16h. O evento, que foi bastante concorrido contou a telepresença de mais de 50 (cinquenta) participantes e teve uma duração de aproximadamente 2 (duas) horas. Teve, ainda, a participação de 4 (quatro) ex-presidentes da Instituição.

O presidente Fernando Franco abriu a reunião agradecendo ao apoio de todos que fizeram a ABAR, durante o mandato recém encerrado, e, também, a disposição para o engajamento da nova Diretoria para o próximo mandato de 2 (dois) anos.

O presidente fez ainda uma distinta e elegante apresentação de cada um dos integrantes da chapa recém-eleita, ressaltando suas características pessoais e o seu potencial de disposição para trabalhar em prol da Regulação. Em seguida fez uma objetiva abordagem em vários conceitos de atuação Regulatória com predominância num enfoque da união, ou seja, a ABAR e todas as suas afiliadas com certeza serão mais efetivas se atuarem como uma família da Regulação. Em outras palavras essa emblemática analogia remeteria a uma forma de atuar preceituando um objetivo comum a Regulação sem considerar as diferentes esferas de atuação, nacional, estadual/distrital e intermunicipal/municipal. Finalizando suas palavras Fernando enfatizou que são diversos os desafios Regulatórios, entre outros as novas legislações do Saneamento e do Gás, mas, um dos mais importantes desafios seria o de ser conviver com a necessidade de manter e fortalecer a autonomia e a independência das agências reguladoras, pois o Poder Político e os formuladores de Políticas Públicas nem sempre mantém essa percepção.

A palavra foi então ofertada para quem desejasse fazer comentários. Entre as diversas intervenções dos presentes o diretor de Regulação Econômico-Financeira da Arpe, Fred Maranhão, recém empossado na diretoria da ABAR, fez as seguintes colocações:

1 - Registro do agradecimento do presidente da Agência de Regulação de Pernambuco (Arpe), Severino Otávio, pela confiança no convite para a composição da chapa da Diretoria da ABAR.

2 - Assunção do compromisso de trabalhar, junto com toda Diretoria e do corpo de servidores da Arpe, pela Regulação no país, com foco nos temas prioritários da ABAR. O titular da DEF enfatizou que o plantel de analistas reguladores no Brasil tem qualidade e expertise suficientes para abordagem de desafios nos temas com natureza técnica no amplo sentido, mas que o grande desafio era realmente a busca incessante da manutenção, ampliação e consolidação dos conceitos e das práticas da autonomia/independência das agências de regulação.

3 - Apoio integral a continuidade do trabalho do presidente Fernando Franco, que foi um incansável batalhador na defesa desta bandeira da autonomia/independência interagindo com Governadores e outras autoridades federais, estaduais e municipais com foco nesta luta. Ficou inclusive relembrado que fruto de articulações do presidente da Arpe, Severino Otávio, o presidente da ABAR, Fernando Franco foi recebido, em fevereiro deste ano, pelo Governador de Pernambuco, Paulo Câmara para abordagem de assuntos estratégicos de regulação.

4- Finalizando suas colocações, Fred Maranhão, expressou o reconhecimento no harmônico, respeitoso e profícuo relacionamento da direção da agência com o Governo do Estado de Pernambuco, sobretudo neste quesito da autonomia/independência, citando como exemplos a autorização dada pelo Governador para que, no final do ano passado, o próprio presidente da agência nomeasse 25 novos concursados e que, ainda, recentemente fosse preparada pela Arpe uma minuta de projeto de Lei para reformular sua estrutura para os novos desafios que se avizinham.

 

 Presidente Fernando Franco na sua fala durante a posse da nova Diretoria da ABAR