28° C

Agência de Regulação
de Pernambuco

Notícias

Nota de Pesar

Nota de Pesar

Notícias

É com profundo pesar que a Agência de Regulação de Pernambuco – Arpe lamenta o falecimento do ex-diretor de Regulação Econômico-financeira e engenheiro eletricista, Hélio Lopes Carvalho. Ocorrido nesta segunda-feira (10/02), no Real Hospital Português.

Engenheiro Eletricista pela UFPE com pós-graduação em Distribuição de Energia Elétrica (UFPE), Operação de Sistemas Elétricos (UFPB) e Gestão Financeira/Contábil (CEDEPE).

Engenheiro da Companhia Energética de Pernambuco - CELPE no período de 1977 a 2009, ocupou cargos de chefia durante trinta anos, passando por todos os níveis da hierarquia da empresa, atuando nas áreas Operacional, Comercial, Planejamento de Investimentos, Regulação e Controles Internos.

Foi membro titular do Conselho Fiscal do Operador Nacional do Sistema Elétrico - ONS entre 1998 e 2003. Participou como membro efetivo de diversos fóruns de discussão do setor elétrico nacional no período de 1984 a 1999, a exemplo do Comitê Coordenador de Operações do Sistema Norte/Nordeste - CCON e do Grupo Coordenador do Planejamento da Expansão do Sistema Elétrico - GCPS.

Atuou com palestrante em seminários nacionais e internacionais sobre temas relacionados à distribuição de energia elétrica. Atuou com consultor de Gestão Empresarial na implantação de novos projetos de geração e transmissão de energia elétrica, nos assuntos relacionados ao licenciamento regulatório, licenciamento ambiental, acesso aos sistemas de distribuição, modelagem e contratação de financiamentos.

Foi diretor de Regulação Econômico-Financeira da Agência de Regulação de Pernambuco - Arpe de 2010 a 2017, coordenando processos tarifários nas áreas de saneamento básico, distribuição de gás natural, transportes públicos e rodovias. Hélio Lopes deixa esposa e três filhas.